Páginas

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Obrigatório para pais e mães!!!!

Assisti o documentário Muito Além do Peso esse fim de semana e fiquei chocada. Fiquei chocada com o tamanho da nossa desinformação. Como somos, literalmente, levados a consumir o que não queremos e o que não presta. Como nossas crianças são bombardeadas com informação desnecessária, com comida porcaria, com brinquedos completamente descartáveis e emburrecedores. Tudo isso porque? Por um simples e tenebroso motivo: a economia precisa girar.

O problema é que fazemos isso sem saber. Um exemplo prático que aconteceu comigo em casa. Conversando com a minha mãe sobre a má qualidade da comida atual, acabamos entrando no assunto cachorro quente e vina (salsicha). Alguém falou que a vina é feita de coração e fígado. Minha mãe disse: “que bom, então faz bem!” A lógica é simples: fígado faz bem, então vina também!!!! Eu imediatamente respondi: não mãe, não faz bem porque é feito de fígado, coração e estômago, entre outras coisas. É feito de tudo que seria descartado, de tudo que não seria consumido. Para a indústria não perder, faz a vina!!!! Minha mãe, ingenuamente, disse que empresas como a Perdigão ou a Sadia passam por um processo de qualidade e não produziriam uma comida que fizesse mal.

Fiquei boquiaberta e percebi como a propaganda tem poder. As pessoas acreditam que se aquilo é comercializado, é bom. As pessoas tendem a confiar que alguém está prezando pela saúde e, realmente, deveria estar. Os órgãos competentes deveriam prezar pela saúde da população e combater a comercialização de produtos com valor altamente desnutrituvo. Trata-se de mexer com a boa fé das pessoas. Veicular uma propaganda a uma ideia de saúde e bem estar de maneira completamente enganosa faz com que as pessoas prefiram suco de caixinha a suco natural, iogurte a fruta, salgadinho de batata a batata cozida na panela em casa, carne enlatada a carne feita na hora. E fazemos isso achando que somos saudáveis. Porque essa é a imagem que nos é transmitida.

Ao ver o documentário, percebi que a temática realmente vai muito além de questões relacionadas ao peso. É muito além do peso. Trata-se dessa fábrica de dinheiro que é a indústria alimentícia. Uma indústria fria e calculista que não mede esforços pelo lucro. O resultado é visto ao longo do documentário: crianças viciadas em comida da pior qualidade que sofrem de obesidade, diabetes, colesterol, pressão alta e seus pais, que não sabem o que fazer, que se sentem de mãos atadas porque eles, ironicamente, muitas vezes, também sofrem do mesmo vício de seus filhos e não conseguem enxergar o tamanho do mal quando levam seus pequenos a restaurantes fast food, quando lhes dão suco de caixinha, bolacha recheada ou salgadinho com a desculpa de ser mais prático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário