Páginas

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Obrigada, eu precisava disso!


Hoje, vou contar uma história. A história de uma menina que, às vezes, fala sem pensar. Um dia, ela falou uma coisa que fez uma grande amiga sua a procurar e mostrar-lhe o outro lado da moeda. Ao fazer isso, alguma coisa aconteceu e, entre as duas, se abriu um espaço de troca. Ambas falaram sobre si e abriram seus corações.
Choraram juntas e falaram sobre coisas que estavam escondidas lá dentro do peito.
Foi muito bom, porque cada uma ouviu um lado diferente de uma mesma história e ambos os lados eram tão intensos e eram tão complexos que, para aquela menina que falava sem pensar, foi impossível continuar pensando da mesma maneira. Esse novo modo de entender as pessoas e as coisas  lhe deu uma nova dimensão do mundo e ela se sentiu diferente por isso. Foi libertador. Ela aprendeu que existem outros lados, que podem ser dolorosos, que podem trazer marcas profundas e mexer pra sempre com as pessoas. Foi um tapa de luva, sabe. Essa sua amiga lhe mostrou que nem sempre as coisas são como deveriam, elas são com são e cabe a cada um jogar com as cartas que tem e viver com o que há de mais difícil no coração. A beleza está em superar essas adversidades e fazer o que precisa ser feito.



Escrevo esse texto em homenagem a uma grande amiga minha (não vou falar seu nome, mas ela sabe que estou falando dela porque tivemos uma longa conversa essa manhã). Ela abriu meus olhos e delicadamente, com toda a elegância de uma dama, me deu um merecido “tapa de luva”. Ela me contou o outro lado de histórias que eu não imaginava e me fez olhar para minha própria vida e ver que os meus problemas existem, mas que não são maiores do que o de todas as outras pessoas. Cada problema tem a dimensão exata do sofrimento de cada um e, por traz de uma bonita mulher, adulta e realizada, há também uma menina frágil que chora ao lembrar de coisas tristes que a magoam e que a fazem doer por dentro.
Querida amiga, calma, a vida é assim e, como dizia Guimarães Rosa, o que ela quer da gente é coragem. Então, muita coragem pra tua luta e não pense que você está fazendo errado, que seria melhor ir pra bem longe e se livrar de tantos problemas porque os problemas têm o péssimo hábito de nos seguir e as obrigações que não cumprimos agora, inevitavelmente, voltam no futuro de forma muito mais intensa. 
Eu te admiro muito, de verdade, pela clareza com que você me fez perceber como as marcas deixadas pela vida são capazes de machucar. Eu sei que a ferida é doida, mas ela tende a cicatrizar e precisamos de muita força para supera-la. Saiba que sempre que essa força te faltar, eu estarei aqui. Pronta pra te ajudar como você me ajudou a abrir os olhos nessa manhã.

Um grande abraço e obrigada pela maneira lúcida e delicada com que você me mostrou os outros lados de uma história. Eu aprendi muito com você hoje!








Nenhum comentário:

Postar um comentário